DOTA ou Warcraft ?

Defense of the Ancients, mais conhecido como DotA pelos seus jogadores é um mapa adicional para o jogo Warcraft 3 - The Frozen Throne. O mapa foi feito originalmente para ser jogado online, em uma partida que dura em média 40 minutos. Os jogadores são divididos em dois times, Sentinel e Scourge, portanto o ideal é jogar em números pares de jogadores. (um contra um, dois contra dois, etc...).

Trata-se de um jogo de estratégia em grupo focado no combate de heróis. Todos os jogadores poderão escolher um dentre 99 heróis, cada um com habilidades, poderes e auras individuais, baseados em idéias dos RPGs (Role Playing Games).

O que é um mapa de Warcraft?
Quando se compra o jogo Warcraft 3, junto com o jogo você adquire um Map Editor (Editor de Mapas), que serve justamente para os jogadores criarem seus próprios jogos. Dessa forma os jogadores de Warcraft podem usufruir de novos jogos sempre, e é dessa forma que, mesmo após 6 anos desde o lançamento de Warcraft 3, o jogo ainda possui milhares de adeptos em todo o mundo.

A História

O criador de Defense of the Ancients era um usuário da Blizzard que se denominava Eul. Eul iniciou o desenvolvimento do mapa antes mesmo de The Frozen Throne ser lançado. Já nessa época o jogo fez bastante sucesso, mas com o lançamento da expansão de Warcraft 3 Eul não continuou com o trabalho. Felizmente, Eul deixou o código de DotA aberto para outros desenvolvedores que quisessem continuar seu trabalho.
A partir daí, vários programadores criaram muitas versões para DotA, cada uma diferente das outras. A que mais fez sucesso foi a versão Allstars, desenvolvida por um jogador de Warcraft chamado Guinsoo. Este novo desenvolvedor levou DotA adiante com sucesso até a versão 6.0, onde outro nome importante entra em cena: IceFrog, atual desenvolvedor do jogo. É ele quem faz os balanceamentos, programação, implementação e correção de bugs.
Foi sob o comando de IceFrog que DotA ganhou um site totalmente estilizado, novos heróis muito bem balanceados, novos itens e inovações que transformaram o que era um simples mapa de Warcraft em um jogo respeitado mundialmente.

Objetivo
O objetivo dos jogadores em DotA não é apenas derrotar os inimigos no confronto, mas é destruir o prédio-base do time, que fica localizado na própria base. O mapa é dividido em duas partes muito parecidas. Existem três caminhos (lanes) que possibilitam a entrada nas bases, mas são guardados por torres. Para auxiliar a invasão das bases existem alguns guerreiros chamados creeps, que são gerados automaticamente pelas bases. Ao matá-los, os heróis adquirem experiência e dinheiro, que será usado para comprar itens.
Heróis
Herói é a denominação para o seu personagem, aquele que você irá controlar dentro do jogo. No início, todos os heróis começam no nível um, e conforme matam inimigos podem subir de nível até o 25. Cada nível conseguido libera uma das três skills do herói, e cada skill pode ser melhorada três vezes. Nos níveis 6, 11 e 16 são liberados as três melhorias da skill especial.

Os heróis estão divididos primeiramente em dois grandes grupos: os heróis da Sentinel, que representam o “bem”, e os heróis da Scourge, que representam o “mal”. É claro que essa divisão de bem e mal é puramente fictícia, fruto de concepções ocidentais sobre fisionomia de algo bom ou mau.

Em segundo lugar podemos dividir os heróis em outros três grupos: os heróis “fortes”, os “ágeis” e os “inteligentes”. Esta divisão se dá pela base dos atributos de cada herói, e é herança do Warcraft. Heróis fortes tendem a ser os mais resistentes, com muita defesa e pontos de vida. Os ágeis por sua vez, são muito rápidos e, por isso causam muito dano aos seus inimigos. Os últimos, os inteligentes são, por um lado os mais fracos em termos de pontos de vida, porém suas poderosas magias os tornam os mais perigosos.

Ainda podemos classificar os heróis em Ranged, os que atacam à distância e Melee, que combatem corpo-a-corpo. Cada um tem seus prós e contras, de modo que não há como estabelecer hierarquia entre heróis de acordo com este critério.
Itens

Os itens em DotA são feitos para melhorar os atributos dos heróis, e são a chave do jogo. Saber montar uma “build” compatível com seu herói pode definir o rumo do jogo. Além de aumentar pontos de força, agilidade e inteligência estes também podem oferecer magias e poderes muito bons. Os atributos são os mesmos do Warcraft 3 e estão divididos em:
 
  • Strenght (força): quanto mais força tiver o seu herói mais pontos de vida ele terá.

  • Agility (agilidade): quanto mais agilidade tiver seu herói mais rápido ele será, tanto para correr quanto para bater.


  • Inteligence (inteligência): mais inteligência significa mais pontos de mana.


  • Existem também os níveis de itens. São vários tipos, que são vendidos em diferentes lojas. Os itens básicos são os mais baratos, e são a base para se fazer itens de nível um a quatro, que são apenas receitas. Por exemplo, não adianta comprar um item de nível um. Para tê-lo é necessário antes ter alguns outros itens-requisitos, listados na receita daquele item. De maneira crescente, o poder dos itens aumenta e, com a fusão dos itens é possível construir itens cada vez mais poderosos.

    Modos de Jogo

    O mais interessante em DotA são os modos de jogo. São muitos modos diferentes, cada um com suas peculiaridades, que podem tornar uma partida uma coisa séria, ou apenas divertimento. Se os jogadores desejam jogar algum modo especial, o jogador que estiver com a cor azul (geralmente o “host”, que hospeda a partida) deverá escrever no chat o comando apropriado. Aí vai uma lista com todos os modos primários de jogo:

    Modos primários:
     
  • -ap : All pick. Todos os heróis ficam disponíveis para escolha.


  • -ar : All Random. Todos os players recebem um herói aleatório.


  • -tr : Team Random. Todos os players recebem um herói aleatório da sua respectiva facção (Scourge ou Sentinel).


  • -mr : Mode Random. Um modo aleatorio é selecionado.


  • -vr : Vote Random. Os players terão que escolher entre 3 opções de set-ups de heróis usando os comandos -option 1/2/3. Observe que os primeiros heróis descritos na opção nem sempre serão do time Sentinel, é totalmente aleatório.


  • -rv : Reverse mode. Você escolhe os heróis do seu adversário e vice-versa.


  • -lm : League Mode. Só pode ser usado em 5x5 e desabilita algumas opções que são consideradas abusivas para campeonatos. -sh : Same hero mode. Todos os players -rd -rd: Random Draft. 22 heróis escolhidos aleatoriamente estarão disponíveis para escolha.


  •                           
    Modos secundários:
     
  • -aa : All Agility. So ficaram disponiveis a escolha os heros com atributo primário "Agility".


  • -ai : All Intelligence. So ficaram disponiveis a escolha os heros com atributo primário "Intelligence".


  • -as : All Strength. So ficaram disponiveis a escolha os heros com atributo primário "Strenght".


  • -dm : Deathmatch. Sempre que um player morrer ele vai ter q trocar de herói ate que acabem os heróis das tavernas do seu time. O player não perde os itens. Perde uma pequena parcela de ouro.


  • -du : Duplicate mode. Os mesmos heróis pode ser pegos múltiplas vezes por diferentes players. Ex.: 3 players jogando com Rhasta.


  • -em : Easy Mode. As torres ficam mais fracas, os heróis ganham o dobro de gold a cada 7 segundos e os heróis evoluem mais rápido.


  • -id : Item Drop. Dropa um item aleatório do inventório do herói quando ele morre.O herói não perde ouro quando morre.


  • -mm : Mirror Match. 1 minuto após o início do jogo, o computador escolhe aleatoriamente um dos dois heróis (Azul ou Rosa, Azul claro ou Cinza, Roxo ou Azul mais claro, Amarelo ou Verde, Laranja ou Marrom) e os dois ficam com o mesmo herói, ficando assim um jogo entre heróis iguais.


  • -np : No Power-ups. Desabilita os power-ups no mapa (as runas (DD, invis, etc)).


  • -om : Só nascem creeps na lane do meio, e todas as torres de outras lanes sao imunes a qualquer tipo de dano.


  • -sc : Super Creeps. Faz com que creeps mais poderosas apareçam aleatóriamente nas lanes e lutem em direção a base inimiga.


  • -sh : Same hero mode. Todos os players sairão com o mesmo herói.


  • -sp : Shuffle Players. Mistura os jogadores entre os times, apos usar este comando o q era antigamente a cor Azul continua tendo o poder de colocar os comandos.


  • -wtf : What the fuck mode. Todas as magias e itens tem cooldown de 0 segundos.


  • Fonte: dotabrasil



    No Response to "DOTA ou Warcraft ?"

    Leave a Reply

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
     
    powered by Blogger | For Blogservices