Defense of the Ancients, mais conhecido como DotA pelos seus jogadores é um mapa adicional para o jogo Warcraft 3 - The Frozen Throne. O mapa foi feito originalmente para ser jogado online, em uma partida que dura em média 40 minutos. Os jogadores são divididos em dois times, Sentinel e Scourge, portanto o ideal é jogar em números pares de jogadores. (um contra um, dois contra dois, etc...).
Trata-se de um jogo de estratégia em grupo focado no combate de heróis. Todos os jogadores poderão escolher um dentre 99 heróis, cada um com habilidades, poderes e auras individuais, baseados em idéias dos RPGs (Role Playing Games).
O que é um mapa de Warcraft?
Quando se compra o jogo Warcraft 3, junto com o jogo você adquire um Map Editor (Editor de Mapas), que serve justamente para os jogadores criarem seus próprios jogos. Dessa forma os jogadores de Warcraft podem usufruir de novos jogos sempre, e é dessa forma que, mesmo após 6 anos desde o lançamento de Warcraft 3, o jogo ainda possui milhares de adeptos em todo o mundo.
A História
O criador de Defense of the Ancients era um usuário da Blizzard que se denominava Eul. Eul iniciou o desenvolvimento do mapa antes mesmo de The Frozen Throne ser lançado. Já nessa época o jogo fez bastante sucesso, mas com o lançamento da expansão de Warcraft 3 Eul não continuou com o trabalho. Felizmente, Eul deixou o código de DotA aberto para outros desenvolvedores que quisessem continuar seu trabalho.
A partir daí, vários programadores criaram muitas versões para DotA, cada uma diferente das outras. A que mais fez sucesso foi a versão Allstars, desenvolvida por um jogador de Warcraft chamado Guinsoo. Este novo desenvolvedor levou DotA adiante com sucesso até a versão 6.0, onde outro nome importante entra em cena: IceFrog, atual desenvolvedor do jogo. É ele quem faz os balanceamentos, programação, implementação e correção de bugs.
Foi sob o comando de IceFrog que DotA ganhou um site totalmente estilizado, novos heróis muito bem balanceados, novos itens e inovações que transformaram o que era um simples mapa de Warcraft em um jogo respeitado mundialmente.
Objetivo
O objetivo dos jogadores em DotA não é apenas derrotar os inimigos no confronto, mas é destruir o prédio-base do time, que fica localizado na própria base. O mapa é dividido em duas partes muito parecidas. Existem três caminhos (lanes) que possibilitam a entrada nas bases, mas são guardados por torres. Para auxiliar a invasão das bases existem alguns guerreiros chamados creeps, que são gerados automaticamente pelas bases. Ao matá-los, os heróis adquirem experiência e dinheiro, que será usado para comprar itens.
Heróis
Herói é a denominação para o seu personagem, aquele que você irá controlar dentro do jogo. No início, todos os heróis começam no nível um, e conforme matam inimigos podem subir de nível até o 25. Cada nível conseguido libera uma das três skills do herói, e cada skill pode ser melhorada três vezes. Nos níveis 6, 11 e 16 são liberados as três melhorias da skill especial.
Ainda podemos classificar os heróis em Ranged, os que atacam à distância e Melee, que combatem corpo-a-corpo. Cada um tem seus prós e contras, de modo que não há como estabelecer hierarquia entre heróis de acordo com este critério.
Os itens em DotA são feitos para melhorar os atributos dos heróis, e são a chave do jogo. Saber montar uma “build” compatível com seu herói pode definir o rumo do jogo. Além de aumentar pontos de força, agilidade e inteligência estes também podem oferecer magias e poderes muito bons. Os atributos são os mesmos do Warcraft 3 e estão divididos em:
Existem também os níveis de itens. São vários tipos, que são vendidos em diferentes lojas. Os itens básicos são os mais baratos, e são a base para se fazer itens de nível um a quatro, que são apenas receitas. Por exemplo, não adianta comprar um item de nível um. Para tê-lo é necessário antes ter alguns outros itens-requisitos, listados na receita daquele item. De maneira crescente, o poder dos itens aumenta e, com a fusão dos itens é possível construir itens cada vez mais poderosos.
Modos de Jogo
O mais interessante em DotA são os modos de jogo. São muitos modos diferentes, cada um com suas peculiaridades, que podem tornar uma partida uma coisa séria, ou apenas divertimento. Se os jogadores desejam jogar algum modo especial, o jogador que estiver com a cor azul (geralmente o “host”, que hospeda a partida) deverá escrever no chat o comando apropriado. Aí vai uma lista com todos os modos primários de jogo:
Modos primários:
Modos secundários:
Fonte: dotabrasil
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